terça-feira, 30 de junho de 2009

PERFUMES X FIXAÇÃO

Olá pessoas cheirosas e de bem com a vida,

Tudo bem?

Então... Sempre me pergutam a mesma coisa e agora, dando uma passada pelos blogs das CNs (Consultoras Natura), achei algo que lhes interessa - FIXAÇÃO X PERFUMES. Que tal? Vamos ver o que Victoria Ceridono fala no blog Natura SPFW:

"Você é daquelas que odeia quando passa um perfume de manhã e na hora do almoço ele já sumiu da pele? Pois saiba que o segredo da duração de um perfume está em sua fórmula, e você tem que saber escolher. Entenda o funcionamento e faça sua próxima aquisição munida de informações valiosas dadas pela avaliadora de fragrâncias Beatriz Tarozzo.
Um perfume tem três notas: saída, corpo e fundo. A de saída fica na pele por até 30 minutos, é a mais refrescante, como os aromas cítricos. A de corpo fica até 4 horas e são os aromas florais e frutais, e a de fundo fica 8 horas ou mais, são as mais encorpadas como amadeirados e adocicados. Outra coisa que influencia é a concentração de fragrância – um perfume é composto de álcool, água e fragrância. Um bom exemplo é a linha Ekos, que tem três tipos de formulação: perfume, é o que tem maior concentração de fragrância, essência, que é média e águas de banho, que tem a menor. Ou seja, quanto mais amadeirado e adocicado for seu perfume, mais tempo ele vai ficar na pele. Se for perfume, com a maior concentração de fragrância, melhor ainda. Já uma água fresca, leve e bem cítrica, vai durar pouco.
No universo do perfume, as siglas se multiplicam, entre termos técnicos e os mais coloquiais, veja abaixo alguns destes:

Nota olfativa = um cheiro só. São os óleos essenciais que funcionam como base para o perfume

Acorde = mistura desse primeiro óleo com outros aromas, mas ainda não é o perfume

Perfume = a combinação final, é uma verdadeira alquimia criada pelo perfumista (que pode ser comparado a um músico) e comandada por um avaliador (que seria o maestro).


Você sabia que o óleo essencial é a base de todo perfume? Extraído de alguma planta, ele vai ser misturado a várias outras substâncias até chegar no resultado que você leva para casa em um lindo frasco. A Natura trabalha com 12 óleos exclusivos, o que pode parecer normal, mas não é.
“Quando começamos a pesquisar sobre óleos, há dez anos, descobri que fazia 40 anos que não era criado um novo óleo essencial no mundo da perfumaria”, conta Mônica Pinotti, gerente de avaliação de fragrâncias da Natura. Sim, isso mesmo, todos os vários perfumes que existem no mundo eram feitos a partir das mesmas ideias. “Então pensamos que seria uma coisa interessante para desenvolver com exclusividade”, diz.
E foi aí que a Natura saiu em busca de ingredientes, que já existem na natureza, que pudessem se tornar base para futuros perfumes. Hoje, entre os 12 óleos essenciais estão o de castanha, o breu, o cacau e a paramela, que é uma planta chilena.
Para criar a série especial de Águas para o SPFW – Paixão, Beleza, Alquimia e Arte – a perfumista da Natura, Verônica Kato, usou como base dois óleos, o cacau e o breu. Você pode saber mais sobre eles aqui.



Dentro da Natura existe uma área que funciona como uma CIA (agencia de inteligência americana) de perfumes. Danielle Barbizan é coordenadora da Inteligência Olfativa, e o trabalho dela é pesquisar tendências e direções dentro do (mágico) mundo da perfumaria. Segundo Danielle, a brasileira está amadurecendo sua relação com perfumes. “A brasileira sempre gostou dos perfumes frescos, florais muito delicados e cítricos. Aromas mais fortes, muito amadeirados ou adocicados, não eram bem aceitos no mercado”, conta.
Foi com a entrada cada vez maior de perfumes importados, que costumam ser mais encorpados, que as mulheres começaram a abrir a cabeça e perceber que existe vida além dos frescos. “Começamos a elaborar aromas nessa linha e deu super certo. O Biografia volume 2 feminino, que entrou como edição limitada, é um floral sensual encorpado que seria rejeitado há cinco anos, mas foi um sucesso e virou fixo na linha”, diz. Entre os ingredientes que agora são usados em maior concentração estão a vanila e o etilmaltol (que é cheiro de algodão-doce!), adocicados, e o vetiver e o patchouli, amadeirados. Outro bom exemplo é o Humor 5, que tem um lado frutado com bastante vanila, é um adocicado sensual.
“Queremos construir e consolidar cada vez mais esses perfumes no mercado brasileiro”, diz Danielle. Então pode abrir espaço na sua penteadeira, os perfumes florais mais envolventes e sensuais vão ganhar cada vez mais força."
E aí? Respondeu? Agora vamos aproveitar e curtir cada lançamento e produto que a Natura já nos oferece!
Abraços,
Ju e Paty

Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita!

Você é o visitante nº Contador de visitas

De Sentir-se bem...