sexta-feira, 5 de março de 2010

10 anos de Natura Ekos: você também faz parte dessa história!

Fazer produtos ecologicamente corretos, aproveitando-se da biodiversidade mas respeitando o ambiente e que, além disso, ofereçam alternativa de atividade econômica aos trabalhadores da região de onde são extraídas as matérias primas. Com a linha Ekos a Natura pretende preservar e difundir o patrimônio cultural, despertando a consciência, através de seus produtos, da riqueza da diversidade brasileira.
Este ano Natura Ekos completa 10 anos. É uma década de celebração da biodiversidade, de inspiração nos brasileiros que vivem DA terra e COM A terra, inspiração nessa ggente cabocla, sertaneja, indígena ou caiçara que aprendeu muito durante os séculos sobre o uso das plantas, tanto na alimentação quanto para a cura e prevenção de doenças.
Essa sabedoria vem, a cada dia, sendo pesquisada e comprovada por estudos científicos, que encontram nesses princípios ativos naturais qualidades raras e belas, difíceis de reproduzir em laboratório.
Natura Ekos, um nome que inspira e que nos religa com a natureza. Ekos é para nós um nome pleno de significados, passando pelo grego oikos, a nossa casa; pelo tupi-guarani, em que ekó é sinônimo de vida; e também pelo latim, onde echo corresponde a tudo que tem ressonância, reverbera, logo será ouvido. Somos eco de todos os povos que viveram e conviveram com a natureza, antes de nós.
A linha Natura Ekos procura despertar a consciência de que fazemos parte da grande cadeia da vida, na medida em que em nossos momentos diários, em nossos cuidados conosco, pode estar presente a riqueza da biodiversidade brasileira, sua natureza e sua cultura.
Ao desenvolver a linha Natura Ekos, a Natura busca preservar e difundir o nosso patrimônio natural, cultural e social, e criar riquezas de forma sustentável. Como? Ao comprarmos das populações tradicionais matérias-primas vegetais e óleos naturais, extraídos de modo a não destruir a natureza, contribuímos para que as regiões de origem tenham uma vida com mais recursos, com o trabalhador economicamente recompensado e o ecossistema vivo. Homem e floresta em pé.
Os ativos de Natura Ekos promovem um encontro com a natureza e a biodiversidade brasileira. Suas fragrâncias evocam a exuberância de suas matas e florestas, a variedade de seus frutos, as qualidades e virtudes de suas raízes e folhas. Mas não só isso. Eles também contam histórias, falam de costumes nacionais, como o gosto por banhos diários e refrescantes, descrevem paisagens do Brasil, religam-nos às tradições orais do interior, narram a vida das populações que souberam preservar os tesouros naturais do país.

Vamos conhecer os benefícios de cada um deles brevemente:

Açaí

Rico em vitaminas, este fruto de rubros tons traz saúde para os povos da floresta… É sinônimo de alimentação, cuidado e sabor. O óleo de açaí contêm um extrato aromático com propriedades emolientes e hidratantes para a pele.

Andiroba

Tida como “um santo remédio para todas as ocasiões”, a árvore de onde se extrai a andiroa (a Andirobeira) permite o uso de sua casca, olhas e óleo das sementes para diversos fins medicinais.

Breu-Branco

É uma resina de odor natural, agradável e fresco, que nasce do núcleo do tronco de uma árvore de mesmo nome, nativa da floresta Amazônica. Sua fragrância surpreende pelo frescor.

Buriti

Típico dos Cerrados tudo se aproveita desse fruto: raízes, caule, palha e polpa. A polpa do buriti é utilizada contra queimaduras e o seu óleo proporciona cosméticos que protegem a pele e possui uma fragrância delicada e refrescante.

Cacau

Suas sementes são utilizadas, principalmente, na produção do chocolate, mas também são ótima matéria-prima para a fabricação de protetores para os lábios e mãos.

Capim Limão

Matinho cheiroso encontrado em cada cantinho do Brasil, também conhecido como capim-santo e chá-de-estrada, tem propriedades calmantes, que reduzem a ansiedade e o estresse.

Castanha

A Castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-pará, a árvore está intimamente ligada à cultura das populações tradicionais da Amazônia. Dela podem ser retirados óleos com qualidades lubrificantes, hidratantes e emolientes.

Cupuaçu

Originário da região amazônica, principalmente em sua fronteira com o cerrado, o cupuaçu é fonte primária na alimentação das populações locais. De sua polpa cremosa e de sabor exótico são feitos doces e suco, além de poder ser produzido um extrato aromático utilizado para perfumação.

Estoraque

Cultivada do norte ao sudeste do Brasil, o estoraque se adapta à regiões ensolaradas e quentes. A planta passou a fazer parte da vida dos brasileiros por meio dos tradicionais banho de cheiro.

Maracujá

Originário da Mata Atlântica, além de ter sua polpa utilizada como alimento, seu óleo, retirado das sementes é utilizado em cosméticos de textura leve e aroma envolvente.

Mate Verde

Com grande poder de adstringência, o mate verde, originário da Mata Atlântica – mais exatamente da região Sul do País –, promove uma suave sensação de frescor na pele.

Pitanga

Árvore perfumada e colorida, nativa da Mata Atlântica, é uma das frutas mais generosas e brasileiras que existe. Sua fragrância fresca celebra a vibração da mata no seu banho.

Priprioca

Seu óleo essencial é extraído de sua raiz, gerando uma pequena quantidade do líquido raro e de aroma único.

IN: NaturaNobre.com

Nenhum comentário:

Agradecemos sua visita!

Você é o visitante nº Contador de visitas

De Sentir-se bem...